Por Éder Reis
Segundo a Wikipédia, a enciclopédia Livre, “As Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.” Ou seja, é todo tipo de tecnologia agindo em prol da concentração e propagação da informação.
De acordo com o blog do Gabriel Gonzalez, são consideradas características da TIC: “Interatividade, Instantaneidade, Interconexão, Digitalização, Diversidade, Colaboração e Penetração em todos os setores.” Muito desses itens tem sido bastante explorado em algumas campanhas publicitárias.
Conforme o Inf Escola, “foi a popularização da internet que potencializou o uso das TICs em diversos campos.” Perante a isso as Agências de Propaganda, vem fazendo uso diário da TIC em campanhas desenvolvidas para seus clientes. Criando redes sociais, potencias virais, ferramentas do Google, banners de sites etc. Para que assim, possam fazer o uso da TIC para difusão de uma marca ou produto.
De acordo com o vídeo abaixo em entrevista com Edmar Gomes – Coordenador Inovação da Jchebly, com a tendência das pessoas a utilizarem os tablets, smartphones etc, (que possibilitam proliferação das informações em tempo real), as agências têm que saber onde o target do seu cliente está, em quais dessas plataformas ele utiliza. Edmar ainda diz que, “Na medida em que a tecnologia vai mudando as agências tem que ir acompanhando esse meio, esse desenvolvimento da tecnologia.” Ou seja, as agências têm que se preocupar em desenvolver conteúdo para esses tipos de mídias digital, que tem sido bastante eficaz na divulgação de uma marca/produto, em que possibilita uma interatividade com os seus consumidores.
Entrevista realizada pela Agência Experimental UZ8 Comunicação.
Como exemplo de que a as agências tem se envolvido com asTICs, segundo a revista proXXIma do mês de novembro, a DM9 criou para o Guaraná Antarctica uma página na rede social mais badalada do momento, no mês de “agosto tornou-se a primeira marca do Brasil a conquistar um milhão de fãs no facebook. O ponto de partida: compra de mídia baseada em conversão em fãs. O cliente e a agência optaram por formatos com o contexto social que aumentam a taxa de conversão, como Sponsored Stories que permite a recomendação dos fãs para todos os seus amigos gerando um boca boca.” E assim promovendo a marca.
Fonte:
- Revista ProXXima - Novembro de 2011.
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