domingo, 27 de novembro de 2011

Sociedade em Rede

Segundo Manuel Castells, sociólogo espanhol nascido em 1.942, a partir das décadas de 60 e 70, surgiu uma sociedade interligada, virtualizada, graças ao surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Ele explica como as TICs interferem nas estrututas sociais e como modificaram a sociedade, surgindo a "Sociedade em Rede".
A "Sociedade em Rede" segundo Castells, é a nossa sociedade formada por indivíduos que tem algo em comum, interesses semelhantes que se conectam entre si, mas que possuem identidade e escolhas diferentes.
Esta sociedade é caracterizada pela mudança na maneira de se comunicar, onde a velocidade e circulação das informação é o que realmente importa. Se antes existia uma barreira geográfica, temporal, hoje é possível se conectar com qualquer pessoa no mundo através da internet.
Essa era da informação possibilita a conexão de pessoas que não se conhecem e formam elos na rede, e a internet possibilita a criação de grupos que se interagem de acordo com seus interesses.
É importante ressaltar até que ponto este mundo virtualizado é bom, pois os contatos fisícos estão desaparecendo neste mundo virtual, onde tudo é decidido e transformado na rede.


Foto: Entrevista " O poder tem medo da internet"
http://www.novae.inf.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=1722

Fontes: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/a_sociedade_em_rede_-_do_conhecimento_a_acao_politica.pdf

http://www.uff.br/mestcii/cyntia1.htm


Adriana Vaz

Nenhum comentário: