Por Ludmila Lima
Coolhunting é a prática da caça as ‘tendências’. Os coolhunters ou caçadores de tendência, são os especialistas treinados em prever em que o consumidor estará interessado no futuro e as tendências que se consolidarão no mercado, ajudando seus clientes a preparar campanhas publicitárias e elaborar produtos que atendam aos desejos de seu público alvo.
A profissão surgiu na década de 1980, época em que empresas de marketing procuravam novos enfoques para os estudos do mercado consumidor. No começo dos anos 2000, embora já popular no exterior, a área ainda era pouco expressiva no Brasil. No entanto, empresas estrangeiras de coolhunting já começavam a mostrar interesse pelo mercado latino-americano.
Algumas das agências que estão hoje no Brasil, como a WGSN, a Future Concept Lab e a Stylesight, desembarcaram aqui a partir de um plano de expansão mundial. Além da ampliação de filiais de empresas estrangeiras, estão surgindo atualmente agências brasileiras. É o caso da Box1824, criada em 2004, que atua em São Paulo e Porto Alegre. “A empresa surgiu a partir da percepção de que o mercado brasileiro tinha a demanda por análise do comportamento do jovem e seu impacto no consumo”, afirma Marina Bortoluzzi, “caçadora” da agência.
Muitos acreditam que seja uma área relacionada exclusivamente à produção de moda mas isso não é mais verdade. Empresas de diversos setores podem se beneficiar com as pesquisa dos “caçadores de tendências”.
Embora o ramo do coolhunting esteja crescendo no Brasil, ele ainda apresenta uma defasagem em relação ao desenvolvimento da profissão no exterior. No entanto, os coolhunters se mostram otimistas em relação ao desenvolvimento dessa atividade no Brasil. Segundo os coolhunters, é seguro apostar que a profissão é uma tendência para o futuro.
Fonte:
INTERNET. Disponível em: http://www.facasper.com.br/noticias/index.php/,n=6444.html Acesso em: 27 nov. 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário