segunda-feira, 28 de novembro de 2011

nova dinâmica da comunicação na sociedade contemporânea” abordada por Straubhaar.

 Quando uma dada tecnologia começa a ser utilizado amplamente o modo de vida e o comportamento das pessoas geralmente se transforma. O desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à produção e disseminação de informação e à comunicação promove a intensificação de dois fatores no cotidiano: 1- a sensação de aceleração do tempo; 2- a possibilidade de aumento no fluxo dos espaços discursivos entre os seres humanos.

De outra maneira, isso significa que com o aumento da velocidade com a qual acontece a comunicação pode ocorrer um aumento em seu fluxo. O aumento da velocidade e dos fluxos da informação potencializado pelas novas tecnologias de informação e comunicação permite que mais pessoas falem com mais pessoas, em espaços de tempo menores, ou seja, troquem informações mais freqüentemente, independentes de suas localizações geográficas.

Straubhaar (2004) menciona estudos que congregam análises de comportamento de audiência e aponta que tal fenômeno compunha-se de “uma massa indiferenciada, anônima tanto para ela mesma quanto para a fonte, e receptora passiva da mensagem de massa”. Mas com as novas tecnologias de informação e comunicação “o fortalecimento do elo” entre o que a audiência consome e a resposta a esse consumo, principalmente relatado por metodologias quantitativas acaba que “altera a natureza fundamental do processo de comunicação de massa.” (STRAUBHAAR, 2004, p. 14).

Straubhaar (2004) não menciona a questão da possibilidade de criação de conteúdo ou demais formas de interação que a comunicação em rede traz em sí, pelo contingente humano que antes era chamado genericamente de “audiência”, mas já levanta a questão de ampliação e rapidez do feedback para o mercado entre bem informacional consumido e seu público consumidor. A valoração de trabalho, conhecimento, tempo, dentre outros aspectos medidos pelos seres humanos está mudando, portanto, para uma aferição coerente às métricas dos referidos processos também devem mudar.

Janaina Vanessa Campos

Fonte:STRAUBHAAR, J. D. Comunicação, mídia e tecnologia. Tradução: José Antonio Lacerda


Duarte; revisão técnica Luiz Guilherme Duarte. São Paulo: Pioneira Thompson Learning,2004.

Nenhum comentário: