domingo, 27 de novembro de 2011

Conceito e características da mídia alternativa e sua relação com video realizado com os gestores do projeto "Minha Vida Mobile"

Por Tatiana Moraes

Videos : Entrevista sobre mídias alternativas, internet e mobile com os gestores do projeto "Minha Vida Mobile"


Flusser (2008) já falava sobre a necessidade de se estudar o homem junto da sua técnica, junto de sua cultura. Fica clara a importância do entendimento da questão social que faz surgir essa necessidade alternativa em relação à informação recebida. Ele define a mídia como um suporte capaz de difundir informações intermediando a relação entre emissor e receptor. Da mesma forma, a mídia alternativa é capaz de propor esta relação, porém como uma proposta de substituição da informação conformadora e pré-configurada disponibilizada pela mídia tradicional.

SANTOS (2005 p.158) diz que a mídia alternativa reúne todas as mensagens veiculadas em meios não-convencionais. A sua principal característica é aproveitar “oportunidades” para veiculação de mensagens publicitárias em locais que não foram criados para esse fim, como mobiliário urbano, sinalização urbana, meios de transporte etc.

Segundo Xavier Dordor (2007), podemos destinar as mídias alternativas à reflexão de ajudar o homem de marketing a raciocinar em bloco, a transpor as disciplinas clássicas: publicidade, promoção, marketing direto, patrocínio, mecenato, “design”, identificação visual, assessoria de imprensa, relações públicas, parcerias de mídias e outras. Inventamos permanentemente, para defender as marcas, as imagens e os produtos que nos foram destinados. Misturamos e combinamos cada vez mais essas técnicas por meio de planos de comunicação multitécnicos que utilizam as mídias, ou não, para distribuir os impactos desejados sobre os públicos-alvos a serem atingidos e mobilizados e fazê-los mudar de atitude ou comportamento: hoje não existe mais plano de comunicação que só utilize uma única mídia, exceto no caso de divulgação, na imprensa especializada na comunicação para as equipes de venda ou ao trade. Os planos de comunicação, nesse sentido, tornaram-se multimídia, utilizando diversas mídias ou soluções de mídia alternativa para distribuir os impactos, e numerosas técnicas de comunicação para validá-los ou torná-los objetivos.

Fazendo uma relação destes conceitos e características com o vídeo da entrevista realizada pelo nosso grupo com os gestores do projeto “Minha vida Mobile”, sobre os temas internet, mobile e mídias alternativas, podemos perceber que no vídeo foram abordados todos estes temas, porém sempre de forma interligada. Abordaram os conceitos e características das mídias alternativas ligando-as principalmente ao Mobile , pecando um pouco em trabalhar o conceito de forma individual e generalizada . Acredito que, ambos, foram influenciados em suas opiniões por serem especialistas nas áreas de mídias áudio visual , deixando restrito o conceito de mídias alternativas apenas dentro das áreas áudio visuais, apenas citaram a força destas mídias e seu futuro dentro da sociedade atual.
Os conceitos e características pesquisadas puderam agora acrescentar de forma positiva ao vídeo, um melhor entendimento sobre o que realmente são as mídias alternativas em seu âmbito global.

Tatiana Moraes



Bibliografia :

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Rafael Cardoso (org.), tradução de Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Fontes :
http://c2kraus.wordpress.com/2010/04/12/midias-alternativas-e-comunicacao-dirigida-case-hsbc/

http://estudiohelice.blogspot.com/2011/05/projeto-tv-on-line-midias-alternativa.html


http://www.livrariacultura.com.br/imagem/capitulo/3217293.pdf

Nenhum comentário: