domingo, 27 de novembro de 2011

Sociedade Contemporânea ( Alvin Toffler )


                                                                                                                   Foto: Liane Neves

Alvin Toffler: 3/10/1928 Nascido em Nova York/EUA
É um escritor e futurista norte-americano doutorado em letras, leis e ciência, conhecido pelos seus escritos sobre a revolução digital, a revolução das comunicações e a singularidade tecnológica. É casado com Heidi Toffler, igualmente escritora futurista.
Conceito de Sociedade Contemporânea: Alvin Toffler é especialista em apontar tendências para o futuro, tema de seus onze livros. Dois deles são best-sellers, com enorme influência ao redor do mundo: O Choque do Futuro, de 1970, e A Terceira Onda, continuação escrita dez anos depois. O título do primeiro refere-se à previsão de mudanças sociais e tecnológicas tão drásticas que deixariam as pessoas confusas. No segundo, ele mergulhou na análise dessas mudanças. Com duas décadas de antecedência, Toffler previu que as pessoas teriam PCs em casa. Também prognosticou o surgimento e a expansão da TV a cabo, por assinatura. Para escrever os dois livros, Toffler contou com a ajuda da mulher, Heidi, que colaborou com as pesquisas e editou os trabalhos.
No fim dos anos 40, quando o escritor inglês George Orwell criou o personagem Big Brother (O Grande Irmão, em inglês) no livro 1984, ninguém imaginava que pudesse existir na realidade um governo capaz de monitorar todo mundo com o uso de câmeras. Não só isso está acontecendo hoje, como em um futuro próximo homens e mulheres precisarão se preocupar não apenas com o governo observando todos os seus passos, mas também com o que o autor chama de Big Uncle (O Grande Tio, em inglês). Ou seja, as grandes corporações coletarão as imagens e as conversas da população com objetivos de marketing, e passarão a vender as informações entre elas.

O que já acontece de uma forma um pouco tímida com a criação de mailing nas empresas, com coletas de e-mail’s e telefones das pessoas com a criação de programas de relacionamento com os clientes através de CRM.

Felipe Batista - Fonte: site Veja.

Um comentário:

Prof. Marcelo Alves disse...

http://veja.abril.com.br/151003/entrevista.html. Muitas similaridades invalidam o post...