domingo, 27 de novembro de 2011

O Coolhunting

por Rafaell Martins


A definição concisa para o termo foi encontrada na Enciclopédia Eletrônica Wikipédia dizendo que Coolhunting é um termo criado no início dos anos 90 referindo-se a profissionais, chamados coolhunters os quais o trabalho consiste em fazer observações e previsões em mudanças de novas ou, já existentes, tendências. Sejam elas de moda ou culturais.

O Termo Coolhunting deriva de duas palavras inglesas que poderíamos traduzir como "Caçadores de coisas legais".

Conforme Rohde(2006), em matéria publicada na Revista Época, "conhecer o comportamento do consumidor é sempre bom e antecipar-se às suas tendências de consumo futuro é ainda melhor" e já que segundo Cortez(2006) as marcas necessitam criar conexão emocional entendendo o consumidor.

Hernandez(2004) atesta que a primordial ferramenta e a pesquisa e investigação, e que ,de forma alguma, o objeto de estudo não pode ser intervindo, porem que este esteja adaptado ao contexto de forma que este não sofra modificações bruscas.

Ainda segundo Hernandez(2004), uma combinação de metodologias são utilizadas pelos coolhunters para melhor adequar-se as necessidades dos clientes, tais como estudos antropológicos e qualitativos.

Para os estudos antropológicos entende-se o comportamento, motivações e praticas dos diferentes grupos sociais (Rodrigues, 1996) e a pesquisa qualitativa estimula os entrevistados a dissertarem sobre o tema de maneira espontânea.

A agência de pesquisa Trendwatching (2010) lista para seus clientes quatro fatores a serem analisados antes de aplicar uma tendência aos negócios.

Eles explicam que a empresa deve se perguntar a razão e como a tendência influência sua visão. Se essa tendência inspira um novo conceito de negócio, uma nova marca ou uma nova estratégia. Se a tendência inspira a criação de um novo produto, serviço ou experiência para o consumidor; e, por fim, se a tendência se relaciona com seu público-alvo, ou ainda, se a empresa pode vir a se relacionar com os consumidores que já estão seguindo a tendência. Caldas (2004) lembra que os produtos e o discurso de uma marca precisam ser embasados por valores fortes, que tenham mais chances de serem percebidos pelo público. Segundo sua explicação, a escolha de uma tendência não deve ser arbitrária, ela deve corresponder tanto às expectativas do consumidor quanto a identidade da marca.

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