domingo, 27 de novembro de 2011

Inclusão Digital e Acessibilidade

Por Talita Tavares

Segundo Paulo Rebelo, editor executivo da AF2 Comunicação, inclusão digital significa melhorar as condições de vida em uma determinada região ou comunidade através da tecnologia. Incluir digitalmente não é somente alfabetizar a pessoa em informática, e sim melhorar os quadros sociais a partir do uso dos computadores.
Uma das principais características da inclusão digital é não apenas colocar um computador na frente de uma pessoa que não sabe operá-lo, mas o ensinar que o mundo virtual em si, pode oferecer muitos benefícios e colaborar para um crescimento interno. Segundo o professor Adilson Cabral doutorando em comunicação social, é preciso mais do que apenas oferecer um computador com internet: “Não adianta apenas oferecer acesso a internet e editor de textos. A gente precisa transformar a perspectiva de vida das pessoas, buscarem soluções práticas que melhorem a vida desses novos usuários”.
De acordo com a Professora Liliana Maria e a Professora Sandra Portella, a acessibilidade surge ligada à questões físicas, relativas as facilidades de acesso (barreira arquitetônicas) e à reabilitação física e profissional, sendo que, posteriormente, é transferido para a informática na questão de acesso à web especificamente. Para Granollers (2004), essa acessibilidade digital significa proporcionar flexibilidade para adaptação às necessidades de cada usuário e a suas preferências e/ou limitações.
Diferenciar inclusão digital de acessibilidade é bem simples, inclusão digital consiste em ensinar e mostrar os benefícios existentes no mudo virtual, e já a acessibilidade significa permitir o acesso ao mundo virtual e adaptar as necessidades de cada usuário. Sendo assim, para se ter inclusão digital é importante ter antes a acessibilidade.

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