domingo, 27 de novembro de 2011

O mercado publicitário brasileiro e seu perfil de investimentos e movimentação nos últimos anos.


O mercado publicitário brasileiro vem em uma crescente considerável nos últimos anos.
Desde o inicio da década de 2000 em diante, o país passou a movimentar mais de 10 bilhões de dolares por ano, todos os anos. Não é por acaso que neste ano de 2011, poderá ultrapassar a França, e se tornar o sexto mais mercado publicitário do mundo.

O país que movimentou 12,9 bilhões de dólares em 2010, deve crescer 15,4% ao ano até 2012, segundo a consultoria de mídia Zenithoptimedia, subsidiária do grupo Publicis.

A taxa de crescimento do Brasil é uma das maiores do mundo, superior à da China (13,6%).
No Brasil, um dos maiores investidores em publicidade, são os governos, tanto federal, estaduais e municipais, que gastam enormes quantias.

Devido ao alcance que a televisão aberta tem no país ela concentra mais da metade dos investimentos publicitários. Atualmente a internet ainda representa um percentual mínimo dos investimentos em publicidade no Brasil, mas por outro lado é a mídia que mais vem crescendo e conquistando espaço.

Muitos especialistas afirmam que a publicidade na internet brasileira ainda vai crescer muito, ultrapassando os jornais e se consolidando como a segunda maior mídia do mundo em investimento publicitário, em 2013, prevê a Zenithoptimedia. Este crescimento só não acontece agora devido a um conjunto de fatores, como as conexões de internet: as conexões são caras e a banda larga ainda não atinge 100% do pais.




Este cenário tende a melhorar ainda mais, afinal nos próximos anos o país irá cedias dois eventos de grande magnitude, os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de Futebol. Eventos, estes que não movimentam apenas investimentos de seus patrocinadores oficiais. Estima-se que até 2016, os investimentos com foco somente nos Jogos Olímpicos superem os R$10 bilhões.

Por: Guilherme Ruas

Fontes:

Nenhum comentário: