sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Marketing Direto X Comunicação Dirigida: Um conjunto?

Por Louizy Costa

Imagem: sxc.hu

O que é... Marketing Direto?
Segundo a Direct Marketing Association, marketing direto “é um sistema interativo que utilize uma ou mais mídias de propaganda a fim de produzir resposta e/ou transação mensuráveis, e em qualquer local”, ou seja, ele vem ajudar na resposta  a uma necessidade crescente das empresas em satisfazerem seu publico alvo, que se encontra cada vez mais exigente e informado.

E o que é Comunicação Dirigida?
Nada mais é do que segmentar a comunicação para o público que se deseja atingir. É como classifica Toffler “a desmassificação dos meios de comunicação em massa”. Dirigir uma comunicação é conseguir com que o comunicador e o receptor se identifiquem, é criar um elo do código empregado com o público escolhido, é conseguir com que a mensagem se torne mais eficaz, fazendo com o que o público consiga identificar que aquela comunicação foi feita para ele.

Em vídeo, o professor Lamounier Lucas nos explica um pouco mais sobre a ideia de Comunicação Dirigida:

Os aspectos acima estão correlacionados, uma vez que quando se define que uma campanha será realizada para um publico especifico é preciso planejar e pesquisar o que esse publico busca, o que atinge esse receptor, essa busca de satisfação é feita com o marketing direto, onde produzir uma resposta eficaz é o ponto primordial. Ambos andam em conjunto, trabalham em prol da mesma busca: direcionar bem uma mensagem criando satisfação do receptor.

Fontes
Planejamento de relações públicas na comunicação dirigida por Margarida Kunsch(2003). Editora Summus.
Marketing Direto escrito por Bob Stone (1992). Editora Nobel.

Nenhum comentário: